Notícias

Grupo Via celebra a entrega do primeiro edifício verde em Minas Gerais

Forluz_interior

O empreendimento pertence à Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz)

Referência em empreendimentos sustentáveis, o Grupo Via realiza a inauguração de mais uma construção bem sucedida, o Edifício Aureliano Chaves – da Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz) – a primeira obra em Minas Gerais a obter o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Ouro. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (20), às 18h.

O edifício foi construído em terreno de formato triangular com área de 4.608 m², situado entre as ruas Mato Grosso, Gonçalves Dias e Avenida Barbacena, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O empreendimento atende aos critérios ambientais e de sustentabilidade requeridos pela norma americana de certificação de edifícios verdes LEED® for New Construction v2.2, categoria Ouro.

Constituído por uma torre única, localizada em fração do terreno adjacente à rua Gonçalves Dias, destina-se a uso comercial, possuindo 30 pavimentos, com área total de 58.899 m². A torre do edifício possui planta conceitualmente retangular com dimensão de 1.400 m² com circulações verticais, sanitários e áreas técnicas nas extremidades longitudinais, e área central destinada ao uso de escritórios (com planta livre).

O empreendimento é revestido nas duas faces de maior dimensão por uma camada de vidro que também se compõe de um sistema em quadros de alumínio, além de um trecho com sistema em lambris metálicos e nas faces de menor dimensão com placas de granito branco genérico inserido sobre sistema estrutural metálico.

Na fachada de vidro, foi usado o sistema industrializado unitizado com perfis de alumínio extrudados e pintados. E também, o Stick – montantes de seção transversal – com perfis de alumínio extrudado e pintado.

Subsolos, vagas e lojas

Forluz_terreo

O empreendimento é composto por cinco subsolos onde estão distribuídas 472 vagas de estacionamento para veículos leves, 58 vagas para motos e 5 vagas para caminhões, reservatórios e água potável e de reuso, galeria hidráulica, subestação, vestiários e áreas de função técnica.

No primeiro subsolo abaixo do nível principal de acesso, foram dispostas quatro lojas com saída independente pela Rua Gonçalves Dias. No ponto mais alto do terreno, encontra-se o acesso principal que se dá por uma ampla praça em parte com trecho coberto por marquise. Neste nível, na projeção da torre, encontra-se o lobby de acesso aos pavimentos. Os andares superiores e cobertura foram destinados à instalação de equipamentos de uso técnico.

Fotos: Comunicação.

Sobre o Grupo Via

Com mais de 20 milhões de metros quadrados construídos, mais de 50 mil imóveis entregues, um portfólio de contrato de obras e de imóveis em carteira acima de R$ 4 bilhões e uma equipe de mais de onze mil profissionais qualificados, a Via busca inovar sempre. Aprimoramento tecnológico, segurança, responsabilidade social e de meio ambiente, atestada pelas certificações ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001, somados ao objetivo constante de superar as expectativas dos clientes são as bases que sustentam a filosofia de negócios do Grupo Via.

Comments are closed.